quarta-feira, 28 de maio de 2008

De Maputo até à Ilha de INHACA

segunda-feira, 26 de maio de 2008

domingo, 25 de maio de 2008

Vamos à Casa das Formigas



VEJAM PORQUE VALE A PENA AJUDAR A Casa das Formigas

Eis a transcrição do relato feito pela Miss. Delci Santos e em resultado da visita:

"" "" Para nós foi uma grande benção e um grande impacto receber-los ali na Casa das Formigas, algo que marcou profundamente em nossos corações que os recebemos.

Às vezes tomamos certas atitudes e não imaginamos o que elas podem representar, então quero lhes dizer o que representou vocês estarem connosco e depois o irmão (Normando) pode enviar, a todos que vieram consigo, esta maravilhosa notícia.

1 - Recebemos, entre todas as ofertas em dinheiro, a importância de 1.382 dólares, o que correspondeu a 34.138,00 Meticais, e o que fizemos:

a) - Devíamos construír uma casa de banho para o quarto das meninas, ou seja tirar aquele de onde está e fazer outro. Estavamos apenas com 4.000,00 Meticais em caixa assim conseguimos todo o valor da despesa e já estamos providenciando a compra do material para fazer o novo.

b) - Fizemos a compra de 30 pastas para as crianças da Casa Lar, para irem à escola.

c) - Fizemos a montagem e instalação do micro-ondas no refeitório da Casa Lar, onde os meninos vivem. O micro-ondas foi ofertado pelo irmão Jorge e estavamos aguardando a oportunidade, porque devíamos fazer a instalação eléctrica correcta.

d) - Terminamos de pagar a mão de obra de montagem do lavatório, armário e casa de banho na Casa Lar.

e) - Fizemos a instalação de água no chuveiro da casa de banho do quarto das meninas, pois a mudança de local obrigou a fazer algumas modificações que não esperavamos.

f) - Fizemos a compra de sapatos para as crianças, pois agora está frio, e muitos usam só sandália, conseguimos comprar 10 sapatilhas.

g) - Compramos uma peça para ser colocada no carro que é utilizado para as crianças e amanhã vai para a oficina.

h) - Paguei uma dívida de 4.563,50 Meticais referente ao uso do meu telefone celular.

i) - No mesmo dia passamos 2.000,00 Meticais para o irmão Simeão para pagar a propina dele na escola.

Deus sabia de todos estes pontos que estavam pendentes, e Ele sabia que pessoas iría utilizar para reparar e pôr em ordem tantas coisas.

Só nos resta dizer "MUITO OBRIGADO", que é mesmo muito pouco pelo muito que representa este resultado.

Com Deus fazemos proezas, saltamos muralhas, e vencemos todas as batalhas.

Obrigado irmãos porque foram a resposta às nossas orações.

Em Jesus Cristo.

Delci Esteves dos Santos

Casa das Formigas

Em nome de todos que foram beneficiados. "" ""

terça-feira, 13 de maio de 2008

Vamos todos ajudar a Casa das Formigas






Endereços/Contactos em PORTUGAL e textos sobre a CASA DAS FORMIGAS, de Moçambique, encontrados e resultantes de busca na Internet:


CASA das FORMIGAS
Rua Latino Coelho nº. 7
3880-054 OVAR
Telefone 256 589 236
Contacto para MAPUTO: delmigas@tvcabo.co.mz

======================================
Textos encontrados na minha busca na internet que ajudam a compreender este maravilhoso e abençoado trabalho.
======================================

17/03/06 - RELATÓRIO DA MISS. DELCI SANTOS


Quero então aproveitar e dar um relatório do que Deus tem feito através de uma mulher aqui em Moçambique, desde 1995, na Casa das Formigas.

Dia 21 de fevereiro a Casa das Formigas, Centro de Apoio a Criança já completou 11 anos, o que muito alegra o meu coração, pois não podia em minha vida imaginar que Deus iria me usar para uma obra tão grande e com resultados já palpáveis nos dias atuais.

Quero resumir alguns pontos mais relevantes:

*Nossa Padaria, já fabricamos e vendemos 1.500 paes por dia, e já podemos investir embora pouco na obra do Senhor com o dizimo da padaria.

*Iniciamos embaixo de uma arvore com 30 alunos, hoje damos atendimento integral para 450 crianças.

*Servimos 500 pratos de comida por dia:

*Temos construído o Refeitório, 9 Salas de Aulas,3 Salas para Escola Bíblica,a Cozinha,Lavanderia, a Sala de Artes,
a Casa Lar, onde abrigamos 37 meninos, e a própria padaria, o edifício do escritório.

*Sr. Alfredo nosso presidente que é fruto da casa, já terminou o Bacharel em Teologia, e vai fazer mestrado.

*2 alunos que já se graduaram da Escola Bíblica, Curso Médio de Teologia, farão bacharel.Um deles começou conosco na pré-escola.

*7 alunos, todos iniciaram conosco na pré-escola, hoje estão cursando a 12ª classe e no próximo ano deverão iniciar a faculdade.

*1 aluno que está fazendo o 2º ano de Psicologia.

Não vou entrar em muitos detalhes para não ficar muito extenso e certamente daria um livro, mas, tudo fizemos porque temos sempre uma retaguarda de oração e de contribuição dos irmãos.

Temos uma Igreja que nos apóia e nos ama, e nos faz caminhar.

Nosso agradecimento sincero ao irmão que certamente segurou as nossas mãos através das suas orações, e secou as nossas lágrimas ou nos fez caminhar, mesmo em caminhos cheios de pedra.

Palavras e cartas não podem expressar o que vai em nosso coração por este esforço conjunto, só nos resta dizer OBRIGADO,

Em Jesus Cristo

Mis.Delci Santos
Casa das Formigas. " "
=========================================
" "06/01/06 - RELATORIO DO ANO 2005


RELATORIO DO ANO 2005 “ O Justo Alegra-se no Senhor – Salmo 64:10 É como nos sentimos a cada final do ano ao prepararmos o relatório informativo das realizações do Senhor através da Casa das Formigas. Durante todo este ano sentimos a mão de Deus sobre nós, quando não só consideramos as coisas que nos fez em relação as coisas materiais, como as humanas, poisNão tivemos nenhuma dificuldade relacionada com doenças das crianças, apenas malária e coisas bem pequenas que foram facilmente resolvidas. A Bíblia diz que os “Os olhos do Senhor estão em todo lugar”Prov.15:13, e nós verdadeiramente cremos nisto, pois podemos sentir na preservação de cada uma das crianças e da Casa das Formigas. Assim com os nossos olhos de fé, demos os seguintes passos durante este ano:

1- PADARIA - Já é uma realidade. Estamos produzindo 1.500 pães diariamente. Nosso alvo é 3.000 por dia, no entanto precisamos de quadro de funcionários. Só a construção do forno ficou em torno de 5.000 Dólares Temos 7 funcionários que trabalham directamente na padaria e mais 3 que são aprendizes.

2 –CAZINHA – Quando recebemos a Joaquina Madalena com SIDA, escrevemos para muitas pessoas e um das irmãs funcionárias da Editora Vida em S.Paulo, nos fez a doação do valor correspondente para construirmos um quarto onde pensávamos poderíamos abrigar a menina Joaquina, mas com o desenvolver da doença. Vimos que ela precisa de estar perto de pessoas que possam ajuda-la. Assim ela passou a viver na casa da Irmã Delci, e a casa está sendo temporariamente ocupada para desenvolver atividades da Padaria, como local para guardar farinha, venda do pão etc. A oferta enviada foi de 2.700 doláres americanos, que utilizamos na totalidade para a construção.

3-CASA LAR – Em Junho deste ano, os meninos da Casa Lar passaram a viver na casa que havia sido construída com o objectivo fazer parte da troca do terreno que faríamos com o nosso vizinho. Como a troca não foi possível por causa de documentos da parte do nosso vizinho, tomamos então a iniciativa e transferimos os meninos. São 4 cómodos, e onde vivem 33 meninos actualmente. A Casa está minimamente acabada, porem ainda temos algumas coisas a fazer para melhor conforto das crianças.

4 – HOLANDA – Recebemos informação da possibilidade de uma doação de 40.000 dólares vindos de uma organização que se chama METTEDARD, na Holanda. Devemos ter noticias mais concretas a partir de Janeiro do próximo ano. Devemos com este valor construir 8 quartos, onde abrigaremos 40 meninos, e a casa será utilizada para hospedagem de seminaristas, no futuro.

5-MURO E PORTÕES DA FRENTE DA CASA LAR- Fizemos muro de protecção e portões na frente da Casa Lar, para maior segurança, tanto da padaria como das crianças que vivem ali.

6 – NOVAS PANELAS – Compradas novas panelas para a nossa cozinha.

7 – PRATOS COLHERES GARFOS E FACAS- Fizemos a compra de 400 pratos, colheres, garfos e facas para uso das pessoas que almoçam na Casa das Formigas. Actualmente são servidos 500 pratos de comida diariamente.

8 – PREPARAÇÃO CASA LAR – Compradas novas camas, novos colchões e mantas para todos meninos da Casa Lar.

9 – COMPRA DO CARRO – fomos abençoados pelos irmãos da Inglaterra, que nos doaram o valor de 15.000 Dólares Americanos, com os quais compramos o nosso novo carro.

10- TELEFONE CELULAR FIXO- Deus nos abençoou grandemente na compra do telefone celular fixo, pois haviam nos informado que deveríamos ter uma despesa de 5.000,000 de Meticais, no entanto ao fazermos todo os contactos e arranjos, no final pagamos apenas 750.000Meticais. Assim já temos o telefone fixo na Casa das Formigas, com o 21.75.94.97.

11- DIZIMO DA PADARIA- Diariamente das vendas de pão é retirado o dízimo, que aplicamos no ministério, ou seja oferta para Sr.David Shissambule e Armando Chamo, são dois alunos do 3ºEsola Bíblica e que aos sábados estão dando aulas para dois novos grupos de discípulado. Transporte para ambos, e oferta para o ministério irmã Carme Cruz, Ig. Baptista Renovada e Maria Rita Oliveira, Directoria da Escola Dignidade

12- ELETRICIDADE - Feita instalação eléctrica na padaria e na Casa Lar..

13 – ANIVERSARIO DAS CRIANÇAS – Realizamos dois cultos de agradecimento pelo aniversário das crianças durante o ano. Cada seis meses um grupo. Oferecemos a cada criança um presente, servimos bolo e refrigerantes ara todos.

14-ASSISTENCIA MEDICA – Conforme dissemos Deus nos abençoou sobre- maneira nesta área, pois não tivemos muitos casos. 80 casos de malaria durante o ano. E a Joaquina Madalena que já esteve internada 6 vezes. Cada internação custou-nos em torno de 1.500 2.000.000 de Meticais. Mas sempre pudemos pagar. Também tivemos o caso do Sr.Velasco, que é um dos idosos para quem prestamos assistência, que ficou internado recebendo soro, e tivemos despesa de 500.000 Meticias e ainda estamos prestando atendimento a ele.

15 – UTILIZAÇÃO DO NOSSO REFEITORIO- Deus tem nos abençoado, e tem sido possível a utilização do nosso refeitório para trabalhos especiais das Igrejas. 3 x foi utilizado pela Igreja Bíblica Vida Aprofundada, com trabalhos e conferencias para os jovens e 1 x pela Igreja Baptista Renovada. Somos gratos a Deus que nos doou este refeitório que pode ser utilizado para fins especiais como estas reuniões das igrejas, e que certamente o resultado saberemos na eternidade.

16 – VIAGEM DA IRMA DELCI- Dois eram os motivos para esta viagem: 1)Conseguir mais 100 Novos Padrinhos 2)Cadeira de Rodas Apolinário. Foram visitadas igrejas em Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Escócia e Inglaterra. Conseguimos 71 novos padrinhos o que representa 80% do que havíamos solicitado, mas temos esperança que outros ainda virão, pois deixamos fichas na Espanha, na Inglaterra e em Portugal, para novos apadrinhamentos. A Cadeira de Roda, conseguimos valor para poder comprar uma motorizada Honda, e que vai ser transformada em um triciclo para o Apolinario.

17 – GRADUAÇÃO DO SR. ALFREDO BANZIMA, - Motivo de grande jubilo e alegria, pois Sr. Alfredo Banzima, recebeu seu certificado de Bacharel em Teologia. O que para nós representa grande vitória. Sentimos que Deus realmente dirigiu este programa na vida da Casa das Formigas, e na vida do Sr.Alfredo. Assim, podemos dize mais uma vez “Até Aqui nos ajudou o Senhor e por isto estamos alegres”.

Em Jesus Cristo

A Direcção " "
==================================




De Cabo das Tormentas a Boa Esperança


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Por Terras da África do Sul: Boschhendal